Muitos acreditam ser a mesma coisa, um sinônimo! Mas existe diferença.

Jogo rápido, sem pedir ajuda, usar a net ou assitir o vídeo, escreva com suas palavras a diferença entre Medicamento e Remédio!

Agora assista o vídeo e leia as descrições abaixo para ver se acertou!

No dia a dia, é muito comum notarmos pessoas ou meios de comunicação utilizando a palavra remédio como sinônimo de medicamento e vice versa. No entanto, elas não significam a mesma coisa.

MEDICAMENTO:

Segundo a ANVISA é o produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.

REMÉDIO:

É qualquer substância ou recurso utilizado para obter cura ou alívio. Diferentemente de fármaco ( medicamento), a substância utilizada não necessita ser conhecida quimicamente.

Exemplos de remédios:

Banho
Massagem
Chás caseiros
Alimentação saudável
Uso de ervas
Suplementos alimentares
Pomadas caseiras
Unguentos artesanais

RESUMINDO…

Medicamento, trata-se de substâncias ou preparações elaboradas em farmácias (medicamentos manipulados) ou indústrias (medicamentos industriais), que devem seguir determinações legais de segurança, eficácia e qualidade.

Remédio, é uma idéia associada a todo e qualquer tipo de cuidado utilizado para curar ou aliviar doenças, sintomas, desconforto e mal-estar.

Assim, um preparado caseiro com plantas medicinais pode ser um remédio, mas ainda não é um medicamento; para isso, deve atender uma série de exigências do Ministério da Saúde, visando garantir a segurança dos consumidores.

“Todo medicamento é um remédio, mas nem todo remédio é um medicamento.”

Referência:

BRASIL. O que devemos saber sobre medicamentos?. Cartilha da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). São Paulo: 2010, 104p.

img_20170113_161001_150

Anúncios