Descansar um pouco depois do almoço pode ser interpretado por muitos como um mero ato de preguiça.

No entanto, pesquisas revelam que a sesta é, na verdade, muito importante para a nossa saúde.

O que devemos fazer, então, é tirar uma soneca de 15 a 20 minutos, diariamente.

Isso fará com que nosso cérebro renove as energias, principalmente quando se tem algum evento importante.

Depois do cochilo, a mente fica mais estável e veloz.

Para restaurar a memória emocional, processual e aumentar a criatividade, o cérebro precisa de 1h e 30 minutos de descanso, que é um ciclo completo de sono.

Por outro lado, uma sesta que dura mais de meia hora é perigosa, pois sair dela é mais difícil e, quando nos levantamos, estamos mais cansados do que antes.

Com a correria da sociedade contemporânea, os cientistas foram estimulados a pesquisar como dormir menos e continuar com saúde e bem-estar.

A descoberta e que não precisamos dormir pelos menos 8h por dia.

Na verdade, 7h durante a noite e 20 minutos depois do almoço é o suficiente para garantir energia necessária para as próximas 3 ou 4h.

Talvez você esteja dizendo que não tem tempo para descansar durante o dia, mas saiba que um cochilo de 5 a 10 minutos é muito melhor do que não descansar hora nenhuma, segundo estudo publicado no site PubMed.

Esse tempinho, que aparentemente é insignificante, é capaz de aumentar as habilidades cognitivas e de alerta, além de:

– Melhorar a aprendizagem e a memória

– Combater o estresse

– Melhorar o humor

– Aumentar a criatividade

– Aumentar a produtividade e a prontidão

Bem diferente disso, a falta do sono leva a problemas graves de saúde, como:

– Obesidade

– Depressão

– Pressão alta

– Baixa qualidade de vida

– Insuficiência cardíaca

– Transtorno de deficit de atenção (DDA)

– Insuficiência cardíaca ou ataque cardíaco

Gostou?

Programe o seu cochilo e observe o seguinte:

– 10-20 minutos de sesta: é o ideal se você vai trabalhar depois.

Neste caso, você deve estar ligeiramente sentado quando for cochilar para evitar entrar numa fase de sono profundo.

– 1h a 1h30: é o ideal se você estiver muito cansado e não for trabalhar depois.

Este é um blog de notícias sobre saúde, medicamentos e curiosidades. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.




Fonte: Cura pela Natureza

Anúncios