Luiza Fletcher

Uma pesquisa mostrou que incorporar ciclismo em sua rotina diária não é apenas saudável para o seu corpo, mas também para o seu cérebro! Se você já fez ciclismo e notou que seu humor e capacidades mentais pareceram mais fortes que o normal, você realmente experimentou os benefícios comprovados da bicicleta sobre a saúde mental.

Muitas pessoas andam de bicicleta como uma maneira de entrar em forma e viver uma vida saudável; no entanto, mesmo aqueles que já gozam de boa saúde física podem melhorar a sua força mental através de ciclismo regularmente. Apenas 30 minutos de ciclismo constante na estrada, trilha pode melhorar a memória, raciocínio e planejamento. Também tem benefícios cientificamente comprovados para a saúde mental, ajudando a combater a depressão e ansiedade.

Seu cérebro no ciclismo

Andar de bicicleta pode aumentar o seu cérebro da mesma forma que aumenta seus músculos. Quando pedalamos, o sangue que flui para os músculos aumenta, permitindo que nossos corpos construam mais capilares, fornecendo mais sangue (e, portanto, mais oxigênio) para os músculos. O mesmo processo ocorre em nossos cérebros. Andar de bicicleta permite que o nosso sistema cardiovascular cresça ainda mais em nossos cérebros, trazendo-os mais oxigênio e nutrientes que podem melhorar o seu desempenho.

Quando andamos de bicicleta, o nosso cérebro também aumenta sua produção de proteínas usadas para a criação de novas células cerebrais. Ao andar de bicicleta regularmente, nós realmente duplicamos (ou mesmo triplicamos) a produção de células em nossos cérebros! Também aumentamos a atividade dos neurotransmissores, permitindo que as regiões do nosso cérebro se comuniquem de forma mais eficaz; portanto, melhora nossas habilidades cognitivas.

Os benefícios do ciclismo são especialmente importantes para cérebros em envelhecimento. Estes processos contrariam o declínio natural da função cerebral à medida que envelhecemos. Os cientistas compararam os cérebros de adultos nos seus 60 e 70 anos e descobriram que os cérebros daqueles que participaram regularmente em atividades físicas como ciclismo, na verdade, pareciam mais jovens do que aqueles que não o fazem. Isto prova que o ciclismo pode ajudar a manter nossas mentes afiadas em nossos anos posteriores.


Ciclismo aumenta nosso bem-estar mental

Pessoas de todas as idades podem experimentar os benefícios das bicicletas no bem-estar psicológico, independentemente da sua saúde física. Pode melhorar a auto percepção e sentimento de autoestima, resultando em maior autoestima. Estudos têm demonstrado que essas melhorias foram ainda mais fortes para os pacientes de saúde mental e pessoas que sofrem de depressão leve, e podem ser potencialmente tão eficazes (se não mais eficazes) do que psicoterapia. Atividades regulares como o ciclismo não só combatem problemas de saúde mental como estes, mas também podem ajudar a preveni-los a longo prazo.

Andar de bicicleta também melhora o nosso humor subjetivo, reduz a ansiedade, e nos permite lidar com o estresse de forma mais eficaz. Aumenta os níveis de serotonina e produção de dopamina no cérebro. Estes são os produtos químicos que nos fazem sentir “felizes” quando são liberados em nossos cérebros. Os cientistas confirmaram este efeito através da análise dos níveis de serotonina no cérebro de ratos de laboratório. Serotonina e dopamina não são os únicos produtos químicos de sentir-nos bem produzidos quando pedalamos. Nossos corpos também produzem endorfinas e canabinóides (sim, canabinóides, da mesma família química associada com o uso da maconha, embora estes sejam produzidos naturalmente por nossos corpos regularmente!).

Quando pedalamos, nossos corpos melhoram a sua capacidade de regular os hormônios como o cortisol e adrenalina. Isso resulta em uma melhor capacidade de lidar com o estresse. Os desequilíbrios hormonais fazem nossos corpos responder ao estresse de forma negativa, por isso é importante ter uma rotina como andar de bicicleta para permitir que lidem com o estresse mais facilmente.


As ordens do médico para ciclistas

Quanto devemos pedalar para usufruir dos benefícios que pode oferecer? É verdade que o ciclismo com muita intensidade pode começar a reduzir a nossa energia conforme os nossos corpos tornam-se empobrecidos de nutrientes. Dito isto, quanto ciclismo é suficiente para desfrutar de seus benefícios saudavelmente? Os cientistas sugerem que 30-60 minutos a um bom ritmo (sem corrida!) é um bom equilíbrio. A manutenção de uma frequência cardíaca em cerca de 75% também é sugerida.

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Life Hack

Anúncios