images

Confira os medicamentos e produtos suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa nos últimos dias.

Suspensão de remédios manipulados Fernanda Plazezuscki – A Anvisa determinou, nesta quinta-feira (18/08), a proibição da divulgação e da comercialização de todos os medicamentos por meio do endereço eletrônico http://www.oficialfarma.com.br e também nas lojas físicas da empresa Fernanda Plazezuscki Campnha-ME. A proibição não atinge os medicamentos da empresa manipulados sob prescrição médica. A resolução RE – 2.199/16 publicada no Diário Oficial da União (DOU) constata a irregularidade da empresa Fernanda Plazezuski e proíbe a venda de todos os remédios, incluindo medicamentos como Orlistat, Passiflora, Minoxidil entre outros. A Agência deixa claro, conforme resolução RDC – 67/07 publicada no Diário dia 09 de outubro de 2007, que não é permitida à farmácia dispensar medicamentos manipulados em substituição a medicamentos industrializados, sejam de referência, genéricos ou similares. Não é permitida, também, expor ao público produtos manipulados, com o objetivo de propaganda, publicidade ou promoção.

Lotes de detergente do Laboratoires Anois são suspensos – Dois desinfetantes poli-enzimáticos, da empresa Laboratoires Anois Ltda., apresentaram resultados insatisfatórios em testes amilolíticos. Laudos emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz tiveram resultados insatisfatórios no ensaio de atividade amilolítica de dois saneantes. Confira os produtos suspensos: Aniosyme DD1, 1L / Lote T105 17 / Fabricado em 30/04/2015 / Validade até 28/04/2017 e Aniosyme 5 Sinergy, 5L / Lote TD6408S / Fabricado em 09/09/2015 / Validade até 06/09/2017. A medida publicada no Diário Oficial da União (DOU) determina a suspensão da distribuição, comercialização e uso dos produtos em todo o território nacional. A resolução RE – 2.196/16 determina que a distribuidora dos produtos no Brasil, a Comercial 3 Albe Ltda., promova o recolhimento do estoque dos dois lotes em questão.

Suspensão de Água Sanitária – Anvisa divulga, também, a suspensão da fabricação do saneante Água Sanitária Nacional Insumos fabricada pela empresa Nacional Insumos Industrias Ltda. A resolução RE – 2.195/16, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (17/08), determina, como medida de interesse sanitário, a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso de todos os lotes. De acordo com a Agência, o produto não possui a regularização exigida. A decisão, que já está em vigor, determina que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado, relativo ao saneante em destaque.

Anvisa interdita dois lotes de amoxicilina Hincomox – Medicamento Hincomox apresenta resultados insatisfatórios em testes laboratoriais e falhas em rótulos de dois lotes. A Agência determinou a interdição cautelar, em todo o território nacional, dos seguintes lotes do medicamento Hincomox suspensão oral 250mg/ 5mL, fabricado por Laboratório Teuto Brasileiro S/A: Lote 02743010 / Validade 08/2016 e Lote 02743012 / Validade 10/2016. De acordo com laudos de análises fiscais emitidos pela Fundação Oswaldo Cruz, os dois lotes do medicamento Hincomox apresentaram resultados insatisfatórios nos ensaios de aspecto, por apresentar pó internamente, e falhas em obtenção de suspensão homogênea. Segundo a resolução RE – 2.198/16, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (18/08), as rotulagens dos dois lotes do antibiótico apresentaram informações de número de lote e data de validade ilegíveis na embalagem primária.

Interditado lote de alimento enteral Prodiet/Trophic Bio – Um resultado insatisfatório no ensaio de contagem de coliformes, a 35°C, motivou a interdição cautelar do lote nº 16108508 do Alimento Nutricionalmente Completo para Nutrição Enteral ou Oral, marca Prodiet/Trophic Bio, 800g. O produto é fabricado por New Millen Produtos Alimentícios LTDA – EPP. A fórmula e a marca pertencem à empresa Prodiet Nutrição Clínica LTDA. O laudo de Análise Fiscal foi emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen/DF). O produto tem data de validade até 13 de abril de 2017. A resolução, que foi publicada nesta quinta-feira (4/8), no Diário Oficial da União, prevê que a interdição é válida por noventa (90) dias.

Liberações
Liberados medicamentos da Catalent France Beinheim – Anvisa revogou aresolução RE – 1.433/16, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 03 de junho de 2016, que suspendia a importação dos medicamentos produzidos pela empresa francesa Catalent France Beinheim SA. Decisão considera a publicação do Certificado de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos – CBPF válido em seu país de origem, certificado que a empresa não possuía anteriormente. A importação dos medicamentos da linha de sólidos não estéreis, cápsulas moles, fica, portanto, liberada em todo o território nacional de acordo com a resolução RE – 2.196/16, publicada no Diário desta quinta-feira (18/08).

Aromatizantes da Voluspa e Michel Design são liberados – A Anvisa revogou a Resolução RE 1.917/2015 e liberou a distribuição, divulgação, comercialização e uso dos aromatizantes de ambientes e velas aromatizantes das marcas Voluspa e Michel Design Works, importados pela empresa Annova Trade Importação Ltda. A empresa notificou os produtos na Agência, possibilitando sua liberação. A Resolução RE 2.194/2016 está na edição desta segunda-feira (15/8) no Diário Oficial da União (DOU).




Fonte: Anvisa

Anúncios