Cientistas da Universidade de Oxford começaram um ensaio clínico para testar uma nova vacina contra o câncer de próstata.

Os primeiros quatro participantes já receberam a vacina experimental no Hospital Churchill, em Oxford, e o segundo local do ensaio acaba de ser inaugurado no Hospital Real Hallamshire em Sheffield.

Em um estudo inicial conduzido pelo professor Freddie Hamdy em Oxford e Professor Jim Catto em Sheffield. A equipe vai vacinar 48 homens com câncer para documentar a segurança da nova vacina e medir o quão bem o sistema imunológico pode responder. Se for bem sucedido, então futuros estudos de maior escala vai avaliar a eficácia da vacina.

O câncer de próstata é o câncer mais comum em homens no Reino Unido, afetando 1 em cada 8 homens e causando mais de 10.000 mortes por ano. O câncer pode se espalhar no corpo porque o sistema imunológico não reconhece as células cancerosas como estranhas e assim não atacá-los.

As vacinas são concebidas para melhorar a habilidade do sistema imune em reconhecer a proteína encontrada na superfície das células com câncer. A proteína se chama 5T4. Os dois componentes da vacina são chamados de vetores virais. ChAdOx1 é uma forma inactivada segura de um vírus da gripe comum, enquanto que o MVA foi usado como uma vacina contra a varíola.




 

Fonte: Pharmpro

Pharmatechsp

Anúncios