Mulher passa protetor solar na praia

Protetor solar: 48% dos brasileiros não se preocupam em usar o produto.

No Brasil, 48% das pessoas não têm se protegido do sol com protetor solar. É o que revela um estudo do Instituto de Ciências Tecnológicas e Qualidade Industrial (ICTQ) obtido em primeira mão por EXAME.com.

A pesquisa, que ouviu mais de duas mil pessoas em 16 capitais de todas as regiões do país, concluiu que os brasileiros que mais ignoram o uso do protetor solar, são aqueles que justamente residem nas capitais litorâneas.

“Isso se dá, principalmente, porque as pessoas dessas localidades se dizem incomodadas com a sensação de oleosidade causada pelo protetor solar”, diz o diretor de pesquisa do ICTQ, Marcus Vinicius de Andrade.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele matou mais de 3,3 mil brasileiros em 2013 – últimos dados disponíveis. No período de dez anos, o número de mortes em decorrência deste tumor cresceu 55% em todo o país.

Segundo especialistas, o câncer de pele pode aparecer tanto pela exposição acumulada durante toda a vida quanto por episódios de queimaduras. Por isso é importante usar o protetor solar todos os dias.

No gráfico abaixo, você as capitais litorâneas em que o índice de brasileiros que não consomem protetor solar é maior que a média nacional e a frequência de quem usa o produto.

cats

cats 2


Fonte: Exame

 

Veja Também:

Tipos de Pele, Proteção Solar, Dicas – Papo de Farmacêutico Férias 2

Pele negra, morena, cor de jambo e clara. Estes são alguns dos tons mais comuns, sobretudo no Brasil e cada um requer cuidados ao sol, principalmente na praia.
Este é o mais recente vídeo de dicas feito pelo farmacêutico Alex Sandro Alves. Espero que seja útil.

Este vídeo foi feito durante o carnaval de 2016 em Guaratuba, litoral paranaense.

Anúncios