Veja neste artigo, dicas de como montar uma farmácia e lucrar com seu novo empreendimento.

Como na maioria dos negócios, ao montar uma farmácia de sucesso, a localização (ponto) tem caráter decisivo.

Além de o ponto ser adequado (tamanho mínimo exigido pela vigilância sanitária, instalações, etc.) deve ser um ponto com bom fluxo de pessoas / veículos, estacionamento, vizinhança adequada e sem excesso de concorrência.

Quanto maior a densidade populacional da região melhor, mais apto o local para montar uma farmácia.

Saber exatamente como montar um negócio é fundamental para o sucesso ao montar uma farmácia, já que todos os negócios possuem uma estrutura básica semelhante!

Assim, é necessário avaliar bem os critérios básicos antes de escolher o ponto para montar a farmácia. Com o objetivo de diminuir os riscos do negócio, imobilizando menos capital, a melhor escolha é por alugar um ponto e não comprar. Para verificar se no local escolhido é possível montar uma farmácia, deve-se verificar junto à Prefeitura, no setor responsável pelo plano diretor da cidade.

Clientes Potenciais ao Montar Uma Farmácia

Para a OMS (Organização Mundial de Saúde), a área de abrangência de atendimento de uma drogaria deve ter no mínimo 10 mil clientes potenciais. Porém, podemos constatar em algumas cidades que, mesmo com um número menor de clientes potenciais por farmácia, ainda é possível ter uma empresa lucrativa, quase como em uma relação de causa e efeito, quanto maior os clientes potenciais, maior as vendas e, conseqüentemente, o lucro.

Aprenda a fazer uma boa analise de mercado e conhecer seu público alvo, isso será essencial para o sucesso do empreendimento.

Concorrentes

Além de avaliar o tamanho do mercado consumidor (clientes potenciais) é preciso avaliar o tamanho da concorrência. Uma sugestão é usar o Google Maps, digite um CEP da região onde você pretende montar a farmácia, imprima ou salve o mapa e divirta-se marcando nele a localização de cada concorrente, desta maneira fica bem mais fácil visualizar e analisar se a cidade é ou não uma boa opção para montar a farmácia.

Visite seus concorrentes, verifique os produtos que eles vendem e o que fazem para fidelizar seus clientes, quais os serviços agregados aos produtos (entrega em domicílio, prazo de pagamento, medir pressão, etc.). Avalie tudo que eles fazem e veja como você pode fazer melhor.

Fornecedores ao Montar a Farmácia

Normalmente já existem empresas distribuidoras que vendem grande parte dos produtos que você terá na farmácia, assim você terá poucos fornecedores. Outra alternativa é ligar nos laboratórios e solicitar o contado dos distribuidores. Normalmente seus fornecedores já terão uma boa ideia do estoque inicial necessário, ouça com um senso crítico, e analisando se realmente é necessária aquela quantidade de produtos no estoque, dado o prazo de entrega e volume de vendas.

Produtos

Os produtos comercializados em uma farmácia são basicamente medicamentos monitorados, medicamentos liberados, artigos de higiene pessoal, artigos de perfumaria, linha hospitalar, fraldas, leite em pó, e em alguns casos até produtos de conveniência como sorvetes, refrigerantes, chocolates, etc.; permitidos pela vigilância sanitária de algumas cidades.

Equipamentos Necessários Para Montar a Farmácia:

• Prateleiras
• Vitrines;
• Materiais hospitalares em geral;
• Móveis;
• Balcões;
• Computador e software.

Investimento Inicial Para Montar Uma Farmácia:

O valor do investimento inicial pode variar de R$ 30.000,00 reais até R$ 150.000,00 reais, dependendo da estrutura física, localização, público alvo e estrutura de vendas à prazo escolhida pelo empreendedor. Por exemplo, o valor necessário montar uma farmácia em uma capital, com boa vizinhança e alto poder aquisitivo, certamente é muito maior do que montar uma farmácia no interior.

Outro comparativo é montar uma farmácia com política de vendas à prazo com 30/60/90 dias, o que demandará muito mais capital de giro, uma vez que você demorará a receber as vendas e comprará praticamente à vista, que é o tipo de compra usual de uma farmácia, o que conseqüentemente implicará em maior investimento inicial.

Mão de Obra Para Montar Uma Farmácia

A mão de obra pode ser especializada ou treinada pelo próprio farmacêutico responsável. A quantidade de funcionários também dependerá da estrutura da farmácia.

Tenha em mente que ao montar uma farmácia é OBRIGATÓRIO ter um farmacêutico responsável.

Uma boa dica para maximizar seus lucros é oferecer serviços de manipulação, inclusive, podendo fornecer medicamentos para lar de idosos, hospitais, instituições de tratamentos de câncer e etc.

A escolha do Nome Fantasia

Um bom nome fantasia ajuda em muito ao cliente se lembra da sua empresa, neste ponto, a escolha acertada é sem dúvida um diferencial e divisor de águas para o sucesso ou insucesso do empreendimento. O nome em si trás uma energia que somada ao marketing e layout potencializa em muito o negócio.

A primeira dica obvia é saber se o nome que você deseja não seja registrado. Neste caso você teria escolher outro ( ai vale a sua criatividade) ou utiliza-se de nomes que são domínio público ( nomes de santos, cidades) ou sobrenome pessoal.

DICAS PARA “ENCONTRAR” UM NOME:

1ª DICA. Reúna alguns parentes e amigos, sentem-se em torno de uma mesa, e façam um “brainstorming” (tempestade de idéias). Num primeiro momento, digam todas os nomes que vierem à cabeça, sem censurar ou racionalizar. Não permitam que haja críticas ou comentários sobre os nomes, o importante é “jogar as idéias na roda” da maneira mais espontânea possível. Todas as bobagens são permitidas, pois muitas vezes de um palpite aparentemente maluco, surgem novas conexões que trazem o nome ideal. Um participante deve ser encarregado de anotar rapidamente todas as palavras, permitindo que esse processo seja realizado por todas as pessoas, de maneira dinâmica e despreocupada. Somente numa segunda fase é que o grupo vai retomar os nomes, pensar neles mais cuidadosamente, fazer todas as associações possíveis e selecionar os melhores.

2ª DICA. Pense nas qualidades que você associa ao seu produto ou empresa, e que deseja agregar à sua imagem.

3ª DICA. Veja ainda se esta palavra pode ser transformada: que tal utilizar STRUCTURA em vez de ESTRUTURA, ITTEM em vez de Item ou a palavra CHAMMA? Não se preocupe tanto com a grafia original, a criação de um nome pode contar com uma certa liberdade poética – mas, é claro, dentro dos limites do bom senso e do bom gosto.

4ª DICA. Observe o local onde a loja ou empresa está situada: ele pode trazer sugestões para o nome. Que tal chamar uma farmácia que se situa no entroncamento de ruas de FARMÁCIA DA ESQUINA? Ou uma fazenda dentro de um terreno arborizado de FARMÁCIA DAS PALMEIRAS? Uma solução muito comum é incluir o nome da rua no próprio nome, e vemos em todos os lugares um DROGARIA SERGIPE ou uma FARMÁCIA RIO DE JANEIRO. A cor do imóvel ou um detalhe da logomarca na placa pode ser usada também, então uma DROGARIA pode se chamar de FARMÁCIA ROSADA.

5ª DICA. Veja como estas palavras são escritas em outras línguas – muitas vezes o resultado é bonito e elegante.

6ª DICA. Não se esqueça de buscar no dicionário os sinônimos ou variações das palavras que identificam o seu negócio. Veja também os diminutivos.

7ª DICA. Verifique também no dicionário a raiz grega e latina destas palavras.

8ª DICA. Busque associação com países ou regiões que trabalham tradicionalmente com essa atividade.

9ª DICA. Mas atenção: tenha MUITO CUIDADO ao criar um nome a partir da combinação dos nomes de filhos, esposa ou parentes: geralmente a solução encontrada é desconjuntada, feia, e não passa um conceito claro sobre a empresa. Então, evite os JORABEA (JO de João; RA de Raquel e BEA de Beatriz) ou MADAVE (MA de Maria, DA de Davi e VE de Vera). Por mais que queria homenagear os parentes queridos, não o faça no nome da empresa: tenho certeza de que ficarão mais felizes com um belo presente do que participando de um nome que mais parece um Frankenstein mal remendado.

10ª DICA. Se não conseguir pensar mesmo em nomes, apesar de todas as sugestões, pegue um mapa mundi, e dê uma olhada em nomes de cidades européias, americanas e brasileiras, e com certeza encontrará muitas sugestões. Afinal, quantas vezes você não se defrontou com lojas e empresas que se chamam LONDON, CANNES OU VERMONT?

11ª DICA. Finalmente, você pode também dar-se a liberdade de criar um nome que não tenha nenhuma relação direta com a lógica da sua loja ou produto ou qualquer outra coisa, como são os nomes CLIO, GRADIENTE, BLUE MAN, TULIPA AZUL ou RAYA DE GOEYE (estas duas últimas, lojas paulistas). Quem disse que tudo precisa ter sentido? Crie o seu! Portanto, vá à luta e mostre o seu gênio criador!

Observação: O objetivo deste artigo é mostrar a importância do nome na criação das tendências da empresa e como é realizada essa análise. 

Registro da Empresa

Além dos documentos normais para abrir uma empresa, que são registros Federal (Receita Federal do Brasil), Estadual (Junta Comercial do estado e Secretaria da Fazenda Estadual)e Municipal (Prefeitura), são necessários:

  • Alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária;
  • Responsável técnico habilitado;
  • Registro no Ministério da Saúde;
  • Registro no Conselho Regional de Farmácia.

Anunciando sua farmácia

  1. Faça propaganda da sua farmácia antes de abri-la. Você deve garantir que, no dia da inauguração, todo mundo na comunidade conheça seu estabelecimento. Há diversas maneiras de anunciar seu negócio antes do grande dia.

    • Pendure um banner grande de “Em breve” do lado de fora da farmácia para que os pedestres e os motoristas saibam que algo abrirá naquele local em breve. Compre também um anúncio na seção “Em breve” do jornal local.
    • Envie circulares pelo correio ou coloque-as nas casas manualmente. Esses folhetos devem descrever seu negócio e os serviços que serão oferecidos. Também seria bom incluir algumas ofertas de inauguração para atrair consumidores.
    • Use as mídias sociais. Abra uma página para o seu negócio em uma mídia social, compartilhe-a em sua própria página pessoal e peça aos amigos, aos familiares e à equipe para fazer o mesmo. Com compartilhamentos suficientes, você pode obter bastante propaganda de graça.
  2. Imagem intitulada Open a Drug Store Step 13

    2.Faça uma grande celebração para sua inauguração. Depois que sua farmácia estiver pronta e você tiver resolvido os problemas no seu sistema, anuncie a inauguração oficial para a comunidade local. Entre em contato com os órgãos de imprensa locais e veja se eles podem cobrir o evento. Além disso, veja se consegue fazer com que o prefeito ou outro político local participe de uma cerimônia de corte da fita, que atrairá a imprensa e bastante atenção da comunidade; com um grande evento de inauguração, você fará com que a comunidade inteira saiba da abertura de sua farmácia.
  3. Entre nas organizações comunitárias locais. Os farmacêuticos e outros donos de pequenas empresas muitas vezes são ativos em suas comunidades locais, o que ajuda a expor as suas imagens e as de suas empresas ao público e aumenta seus lucros. Veja se há eventos em escolas, parques, instituições religiosas e associações civis locais e mantenha-se ativo na comunidade local para que seu negócio seja reconhecido.
  4. Junte-se a outros profissionais médicos na área. Recomendações de médicos podem ser uma ótima maneira de aumentar sua base de consumidores. Caso haja um consultório médico por perto, vá se apresentar e pergunte se pode deixar alguns cartões de visita ou circulares no local. Se você causar uma boa impressão e demonstrar ser um profissional da saúde que se importa com seus pacientes, o médico pode começar a recomendar você para eles.

Dicas

  • Filie-se a organizações e associações profissionais para ficar por dentro dos novos avanços do ramo.
  • Considere usar uma agência de recrutamento se estiver com dificuldades para encontrar empregados qualificados.

E Você, Deseja Montar Uma Farmácia?

 

LEIA TAMBÉM: 5 DICAS PARA COMEÇAR BEM SUA FARMÁCIA OU DROGARIA

 


Fonte: Novo Negócio e Stum com adaptações e alterações do blog

 

Anúncios