Como proteger o corpo para as mudanças de temperatura?

Com o fim do outono e a chegada do inverno, a mudança de temperatura eleva o risco de doenças  comuns nessa época, como: resfriados, gripes, bronquites e  amidalites, entre outras.

A defesa do organismo tende a ficar mais enfraquecida, favorecendo a proliferação de vírus e bactérias.
Por isso, a adoção de medidas de prevenção, como exercícios físicos, alimentação saudável e uma boa noite de sono, são essenciais, de acordo com os especialistas.

As mudanças bruscas de temperatura deixam as pessoas mais vulneráveis, ou seja, com a imunidade baixa.  Assim, os vírus acabam propiciando um processo inflamatório na mucosa, resultando em gripes e resfriados. No caso de patologias ocasionadas por bactérias, como por exemplo a pneumonia, o seu começo também é nessa fase, quando o organismo não dispõe de defesas por causa da mucosa inflamada. Nesse momento, as bactérias presentes no corpo localizam um bom ambiente para se proliferarem e, por conta disso, o indivíduo fica doente.

As doenças mais comuns no inverno:
– Pneumonia;
– Otite;
– Sinusite;
– Amidalite;
-Laringite;
– Asma;
– Rinite;
– Bronquite

Para proteger o corpo das mudanças de temperatura:
– Mantenha uma boa alimentação;
– Durma bem;
– Beba muita água;
– Pratique atividade física;
– Evite alterações bruscas de temperatura;
– Mantenha a casa ventilada;
– Aqueça o ambiente.

Quando a pessoa já está com alguma patologia citada deve tomar bastante líquido, repousar, manter uma boa alimentação e consultar o especialista que irá determinar o tratamento adequado.


Fonte: Pós UGF

Anúncios