Problemas sempre existiram! Embora seja uma verdade irrefutável, muita gente esquece que esta faceta da realidade humana é cíclica e acomete geração a geração e vem ao seu, o meu e ao nosso encontro uma vez ou outra na vida o que causa entre outros sentimentos, a FRUSTRAÇÃO!

Frustração é uma emoção que ocorre nas situações onde algo obstrui o alcance de um almejo pessoal. Quanto mais importante for o objetivo, maior será a frustração. É comparável à raiva.

As fontes da frustração podem ser internas ou externas. As fontes internas da frustração envolvem deficiências pessoais como falta de confiança ou medo de situações sociais que impedem uma pessoa de alcançar uma meta; causas externas da frustração, por outro lado, envolvem condições fora do controle da pessoa, tais como uma estrada bloqueada ou falta de dinheiro, por exemplo.

Este blog é direcionado a farmacêuticos, mas nossas postagens são úteis a outras profissões da saúde e de outras áreas. Aqui falamos de saúde e saúde é de interesse global. Creio que o tema pode ser útil a todos os leitores!

Por uma profissão menos frustrada…

 

O que faz você ser feliz e realizado na sua profissão: Salário, Cargo, Status? Ou se sentir útil, realizado e fazer a vida de alguém melhor?

Afinal quais os segredos para que eu, você e ele tenha sucesso e realização no labor profissional e possamos fugir da frustração?

Não poderia falar disso sem citar a famosa Pirâmide de Maslow:

 

Comparado a sua vida fora do horário de trabalho, em que posição da pirâmide a sua profissão se encontra? Está satisfeito com o patamar atual? Ou está sedento por mais e não conseguindo fica frustrado a ponto de querer desistir, mudar de profissão?

Muita gente fala que o segredo é gostar daquilo que estamos fazendo, pois fazer aquilo que gostamos nem sempre é possível… Mas deve ter outro jeito… O que fazer quando os sentimentos estão tão a flor da pele que queremos literalmente jogar a toalha? Desistir? partir para outra?

A única coisa que sei que tudo passa, temos fases na vida e tudo passa, mas como agir para passar com menor sentimento de frustração? Aqui deixo algumas pequenas dicas:

Como Superar Frustrações Profissionais:

1- Autoanálise

Algumas pessoas têm a tendência de encarar a situação de uma maneira pior do que ela realmente é. Com isso, “mais uma vez a frustração toma conta do processo”, o profissional precisa ter um tempo para refletir sobre o que deu errado.

Para evitar que o nível de autoestima alimente este ciclo vicioso de emoções negativas,  recomenda-se baixar o nível de expectativa. exemplo:“Um profissional que disse que queria fazer MBA em Harvard. Mas o pensamento dele era: se estudasse para passar na melhor universidade do mundo teria chance de passar nas 20 melhores”.

2 – Interprete o que deu errado

Ao destrinchar o fato, além de auxiliar na elaboração dos próximos passos, ajuda também a medir se os esforços foram suficientes. O esforço ou os recursos foram compatíveis para a realização da tarefa?

As vezes quando a solução para uma tarefa não está bem direcionada, mesmo se o profissional tentar novamente pode ser que a frustração se repita.

3 –Foque em soluções

Apesar de tudo ter dado errado, recomenda focar no lado positivo da situação. Se ao menos uma singela lição foi aprendida com a circunstância, já é uma vitória. As frustrações devem ser transformadas em lições que podem ajudar a alcançar o sucesso na próxima tentativa.

4- Peça feedbacks

Na maioria das vezes ficar remoendo, sem ter certeza dos fatos, só fará com que o profissional fique cada vez mais frustrado.

Colegas de trabalho podem ajudar a esclarecer a dúvida se a reação está exagerada ou não. “Falar sobre o assunto e avaliar se a percepção do profissional condiz com a frustração ou com a raiva que ele está sentindo”.

5- Busque auxílio

Quando o nível de frustração transforma o profissional em uma pessoa “azeda”, especialistas recomendam buscar auxílio. A ajuda pode vir em forma de conversa com um amigo ou familiar ou até mesmo de um especialista, como um coach ou psicólogo.

BÔNUS: Se as dicas acima não ajudaram, ai sim amadureça a ideia de mudar de emprego, profissão!

Fonte: Exame com adaptações e alterações para o blog

 

Pensem nisso e até o próximo post!

Alex Sandro Alves

Anúncios