Os anos de 2013, 2014 e 2015 foram cheios de novidades para a carreira e profissão farmacêutica, e isto ninguém pode negar…

Façamos uma retrospectiva:

RESOLUÇÃO Nº 585 DE 29 DE AGOSTO DE 2013: Regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico e dá outras providências.
RESOLUÇÃO Nº 586 DE 29 DE AGOSTO DE 2013: Regula a prescrição farmacêutica e dá outras providências.

Lei 13.021/2014 – Farmácia Estabelecimento de Saúde, que transforma a Farmácia em Estabelecimento de Saúde e reitera a obrigatoriedade da presença permanente do farmacêutico nas farmácias.

2015: Abertura de muitas clinicas farmacêuticas e implantação delas dentro de drogarias, assim como o crescimento de cursos de capacitação e pós graduação nas áreas de Prescrição Farmacêutica e Farmácia Clínica.

Aproveitando esta corrente de acontecimentos, sai da comodidade e fui em 2014 fazer a pós graduação em Farmacologia e Prescrição Farmacêutica, além disso, fui a palestras, cursos, Seminários e ao Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária tudo para se inteirar neste assunto tão novo e polêmico.

Hoje, inicio de 2016, trago neste post, uma lista de livros que adquiri e recomendo para quem deseja oferecer a algo a mais par sua clientela, seja a farmácia clínica ou prescrição farmacêutica.

Vamos lá:

BASES DA DISPENSAÇÃO RACIONAL DE MEDICAMENTOS PARA FARMACÊUTICOS

Autor: TATIANE CRISTINA MARQUES

Editora: PHARMABOOKS EDITORA

Resenha

O livro As Bases para a Dispensação Racional de Medicamentos para Farmacêuticos reuniu docentes e farmacêuticos, jovens e experientes, para que pudessem identificar e sintetizar as competências essencialmente necessárias ao incremento desta prática profissional.
Os apontamentos descritos nesta obra visam alicerçar os farmacêuticos para que atuem com maior qualidade, de forma mais custo-efetiva e segura. Para tanto, foram elencados conteúdos que sinalizam para a necessidade do farmacêutico aprofundar seus conhecimentos, a fim de promover mais racionalidade à Dispensação, tais como: semiologia aplicada à farmácia, farmacoterapia, educação em saúde, entre outros. Ademais, o livro mostra a necessidade do farmacêutico investir no desenvolvimento de habilidades, com as de comunicação e de administração de medicamentos, que facilitam a prática e aumentam a amplitude das relações com pacientes, familiares e equipe de saúde.
Em suma, este livro não tem a pretensão de resolver todos os problemas da prática da Dispensação no país, mas pode abrir caminhos importantes para que os farmacêuticos de hoje e do amanhã possam alcançar, de maneira mais concreta e profícua, o maior cuidado ao paciente, a racionalidade da farmacoterapia e a valorização profissional.

CLÍNICA E PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA V. 1

Autor: Prof. Dr. Ricardo de Souza Pereira.

Resenha

O livro fala sobre a integração entre farmacologia, clínica médica básica e medicina interna aplicadas a experiências clínicas e permite a formação de farmacêuticos clínicos capazes de atuar com forte direcionamento às ações voltadas ao paciente, munidos dos conhecimentos necessários à prática da Atenção e Prescrição Farmacêutica.

HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO PARA FARMACÊUTICOS

 

Autor: BRUCE BERGER

Editora: PHARMABOOKS EDITORA

Resenha

Construindo relacionamentos, otimizando o cuidado aos pacientes, traduzido da terceira edição em inglês, irá ajudar estudantes de Farmácia e farmacêuticos atuantes a desenvolverem as habilidades de comunicação necessárias para prover uma assistência de alta qualidade. O autor, Bruce Berger, acredita que relacionamentos efetivos entre farmacêuticos e pacientes, e entre farmacêuticos e médicos, pavimentam o caminho para resultados positivos de tratamento. Para melhorar o uso dos medicamentos e os resultados de saúde do paciente, os farmacêuticos precisam construir habilidades de relacionamento.

BATES: PROPEDÊUTICA MÉDICA ESSENCIAL – 7ª EDIÇÃO – 2015 – LYNN S. BICKLEY.

Livro – Bates: Propedêutica Médica Essencial – 7ª Edição – 2015 - Lynn S. BickleyÉ um guia completo de informações essenciais para a obtenção de uma anamnese clinicamente consistente e a realização de um exame físico minucioso.

Atualizada e revisada, esta sétima edição mostra como identificar os fatos relevantes da anamnese e investigar os achados comuns, ensina as melhores técnicas de avaliação e possibilita que o leitor aprimore suas habilidades de interpretação.

Principais características :
– Projeto gráfico que enriquece o texto e facilita o aprendizado
– Descrição detalhada do exame físico, sintetizando as técnicas e expondo os possíveis achados
– Dicas sucintas para a interpretação de determinados achados
– Quadros e boxes que resumem e ressaltam os fatos essenciais
– Ilustrações de alta qualidade, que ensinam as técnicas adequadas de exame e enfatizam os pontos anatômicos importantes
– Informações sobre avaliação da dor
– Avaliação do comportamento e do estado mental
– Ênfase na prática baseada em evidências e no raciocínio clínico, com diretrizes atualizadas, recomendações para orientação do paciente e informações sobre prevenção e reabilitação.

Ficam as dicas, saudações farmacêuticas e até o próximo post!

foto 3x4 alex pequena

Alex Sandro Alves

 

Anúncios