Por: Alex Sandro Alves

Recentemente estive no II Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária que ocorreu em Foz do Iguaçu – Pr do dia 10 ao dia 12 de setembro de 2015.Evento importante de abrangência Nacional com Palestrantes Internacionais de Portugal Espanha, Canadá e Argentina.Foram dias para abrir a mente para o novo, reaprender, sonhar… Mas este será assunto pra outro post….

Agora, por este momento, dicas de leitura para os colegas!

Durante uma das palestras com mesa redonda tive o privilégio de conhecer o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos e Bioquímicos da Argentina Marcelo Peretta, figura simpática e carismática detentor de vasto conhecimento e pratica na área de atenção farmacêutica, oferta de serviços farmacêuticos, na qual são todos cobrados em sua farmácia na Argentina.

Sua apresentação e demostrativo de resultados que podem ser reproduzidos no nosso país e realidade,  em muito nos ajudou a aproveitar suas ideias e experiencias a começarmos a oferecer e cobrar algo que sempre oferecemos de graça no Brasil: a consulta farmacêutica e os serviços farmacêuticos, desde os mais simples (orientação farmacêutica e indicação) aos mais complexos (revisão da farmacologia, interpretação de exames laboratoriais) alem dos serviços: aferição de pressão arterial, parâmetros bioquímicos como glicemia capilar, colesterol e triglicerídeos, injetáveis entre outros…

Até um tempo atrás, quando o medicamento era “realmente tabelado” e o corporativismo e apelo a descontos promovidos pelas grandes e pequenas redes não existiam ou eram raros e geograficamente isolados, vender o produto físico (medicamentos e correlatos) e o oferecer os serviços gratuitamente era relevante, pois promovia a fidelização do cliente… Com a fara do desconto e promoção, a população se acostumou ao novo paradigma… Resumo da história: Uma ideia quando entra na cabeça quase sempre nunca mais sai! O desconto veio pra ficar!

Então, se antigamente o diferencial entre empresas era o bom atendimento, simpatia e confiança na qual um cliente era fiel e assíduo a um estabelecimento por décadas, na atualidade, o que impera e cada vez mais o Preço! O que gera um ciclo migratório de clientes que rodam a cidade procurando onde esta mais barato e se encontrar trocam de comércio, adeus fidelidade!

Não é comum no meu ramo que é o varejo, nos últimos anos clientes fazerem a consulta de preços ou impelidos pela propaganda e marketing trocarem a pequena farmácia na qual visitavam a anos e irem comprar na concorrência quase sempre pertencentes a grandes redes ou franquias… Ou comprarem na concorrência e virem a nossa empresa usufruir de graça os serviços na qual a empresa do desconto não oferece, pois leva tempo, não se ganha nada e poderiam estar atendendo outros clientes! Com você já aconteceu de clientes não rotineiros trazerem o medicamentos injetável até com a seringa e agulha pra aplicar de graça? Ou aferir a pressão arterial as vezes diariamente e na mão o produto da concorrência? O cronometro não volta, o desconto veio pra ficar e em breve nem o preço será o diferencial entre as empresas tudo será semelhante até fachada, tabloides e estilo de atendimento! O caminho é educar a população e os colegas farmacêuticos a cobrar pelo serviço, mas não do jeito que se fazia,  deve-se fazer com capricho higiene é  registar, documentar, fazer bem feito e entregar ao cliente uma declaração de serviços farmacêuticos. Trabalhar o marketing pessoal do farmacêutico também é essencial neste processo para que nos vejam como profissionais da saúde e jamais confundidos como vendedores.Além disso é preciso dominar e praticar a atenção farmacêutica!Neste contexto, entra em cena algumas obras literárias como a Reengenharia Farmacêutica de autoria do Farmacêutico e Bioquímico argentino Marcelo Peretta.

SOBRE O LIVRO!

É tratado sobre o cuidado farmacêutico.Esta livro apresenta os fundamentos e princípios da assistência farmacêutica moderna e desenvolver exemplos práticos para a implementação com sucesso. Analisa a evolução da profissão e explica as mudanças necessárias para o novo modelo possível de atuar o farmacêutico.

A obra descreve formas de detecção, prevenção e resolução de problemas fármaco terapêutico;

Metodologias de coleta de dados dos pacientes e preparar um plano de atenção farmacêutica;

A nova estrutura farmácia edifício, papéis de pessoal; os métodos e técnicas de comunicação com pacientes, colegas e de terceiros contribuintes; o equipamento e a tecnologia necessária;

Formulários para documentar as intervenções farmacêuticas;

Marketing profissional;

Sugere todos os componentes de um processo abrangente de cuidados farmacêuticos desenvolvidos e apresentados de maneiras a superar barreiras e dificuldades sugerindo  protocolos implementação;

Descreve trinta desempenhos farmacêuticos em condições de maior consulta na farmácia. Cuidados para doentes crônicos especifica como fornecer assistência farmacêutica: a osteoporose, hipertensão, asma e diabetes, e que a vacinação ocorre na farmácia, a prestação de primeiros socorros, homeopatia farmacêutica, fitoterápicos, os medicamentos e as farmácias magistrais e de uso hospitalar;

Contem recomendações em um CD com as regras da Organização Mundial de Saúde, a Associação Americana Farmacêuticos, a Federação Internacional Farmacêutica e Farmacêutica Confederação Argentina e na extensa legislação farmacêutica atualizada;

A obra é composta por 48 Capítulos 20 anexos e é destinado a farmacêuticos, médicos e estudantes destas áreas, sendo também útil para gestores de saúde, docentes universitários e funcionários na área da saúde, inclusive possui questões válidas para a certificação profissional.


Por aqui termino e até o próximo post!

Saudações Farmacêuticas!

Alex Sandro Alves

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