Um estudo feito com cerca de 2.000 pacientes com alto risco de desenvolver doença cardiovascular demonstrou os benefícios da chamada polipílula, um único comprimido que reúne medicamentos para controlar a pressão arterial e o colesterol e prevenir o entupimento de vasos sanguíneos.
A pesquisa foi feita por cientistas de diversas instituições, como o Imperial College London e o The George Institute for Global Health, entre outros.
Em comparação com as pessoas que deveriam tomar os medicamentos separadamente, a aderência ao tratamento entre os que receberam a polipílula foi maior depois de 15 meses de acompanhamento.
No fim desse período, 86% dos pacientes do grupo da polipílula usavam a droga como indicado, contra 64,7% dos que seguiram o tratamento usual.
O comprimido único também provocou melhoras discretas na pressão arterial e nos níveis de colesterol em relação ao outro grupo, segundo o estudo publicado na revista médica “Jama”.
Um comentário que acompanha o estudo, porém, afirma que são necessárias pesquisas mais rigorosas que demonstrem que a polipílula é capaz de reduzir mais eventos cardiovasculares.

Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-SP (Com informações da Folha de S.Paulo)

Anúncios