ser e estar farmaceutico

Ser e Estar muito mais que palavras com fonemas diferenciados, tem significados distintos e dá muito conteúdo pra divagações filosóficas. Confuso caro leitor? Calma, vou explicar:

Como todos sabem, o Ser é um conceito que atravessa toda a história da filosofia, desde os seus primórdios a sua discussão percorre os séculos e as diversas culturas até os nossos dias. Temas como: Existência, Identidade, Predicação e Veritativo são fortemente ligados ao tema e portanto o Ser é um dos conceitos fundamentais da  tradição filosófica ocidental.

Por outro lado, Estar é um Verbo e age também como uma conjugação na qual se insere em variadas expressões, uma delas relaciona-se ao  que é momentâneo, não permanente ou expressão locativa, denotando a situação de um ser no espaço.

Este post esta parece uma aula de português, desculpe se você não gosta desta disciplina, mas é necessário para podermos desenvolver o assunto…

Muitos profissionais, das mais diversificadas áreas vivem esse binômio: Ser ou Estar no lugar certo, na profissão certa! Na área de farmácia não seria uma exceção, não é mesmo? Quase todos os dias encontro colegas que reclamam da vida, do salário, das pressões sociais e até existenciais! A compreensão,discernimento ou até o simples ato de rever os conceitos poderia mudar toda visão de si mesmo e da realidade…

Uma certeza eu tenho, muitos são farmacêuticos de alma e coração tratando a profissão como uma missão espiritual, e a quantidade de dinheiro não é o fator mais importante, o que me faz lembrar de uma estória (sim estória, pois não se se foi real!) ocorrida entre Madre Tereza de Calcutá e um milionário Texano, que ao ver a religiosa cuidar de um doente ele disse:– Irmã eu não faria isso nem por todo dinheiro do mundo! Na qual ela rapidamente respondeu: – Eu também!

Outros colegas de profissão apenas estão fisicamente, temporariamente no ambiente, seja ele bom ou ruim, empresa grande e próspera ou pequena e modesta… Ficam lá, vivem no automático, sonhando um dia partir para uma melhor, um salário melhor ou até quem sabe enriquecer ganhando na loteria, jogo do bicho e “chutar o pau da barraca” ! Certa vez ouvi alguém dizer em um momento de desabafo: – Estou farmacêutico mas acredito que esteja destinado a uma outra colocação ou lugar…

Então, meu caro colega, em que estágio esta: Ser ou Estar Farmacêutico(a)? Pense nisso, faça suas escolhas, procure sua felicidade, mas no futuro próximo não faça como tantos e quantos que dizem: – Eu era feliz e não sabia!

Deixo uma mensagem final, acredito que servirá para os que Estão e para quem São farmacêuticos (as):

Conta uma fábula muito antiga que um camundongo sofria intensamente com medo dos gatos. Eis que encontrou um mágico e explicou seu problema a ele.

Sensibilizado com seu sofrimento, o mágico transformou-o em um gato.

Dias depois, o rato, transformado em gato, volta em desespero, dizendo que agora tinha medo dos cães. O mágico, então, o transformou em uma pantera.

Dias mais tarde, o rato, transformado em pantera, retorna a pedir auxílio porque estava com medo dos caçadores. A essa altura, o mágico desistiu. Transformou-o em camundongo novamente e disse:

– Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque tem apenas a atitude de um camundongo!

Coragem não é ausência de medo. Corajoso é aquele que avança mesmo sentindo medo.

Diante de momentos muito importantes ou inesperados, é normal sentir medo. Mas não permita que o medo paralise suas ações. Se quiser realizar seus sonhos e metas, não poderá ficar imobilizado pelo medo, terá que ser mais forte do que o medo!

Faça como os corajosos: se você sabe para onde está indo, siga em frente, mesmo sentindo medo. A palavra coragem vem de “coração” e significa: “coração nobre e valente disposto a vencer”!

Saudações Farmacêuticas e até o próximo post!

16105_884992771563339_878131978106998776_n

Anúncios