Nós percebemos que existe uma grande parcela de profissionais Farmacêuticos insatisfeitos com a profissão. São reclamações de salários, cargas excessivas de trabalho, o não reconhecimento da profissão e ai vai.
Para estes o Curso de Farmácia foi uma escolha errada. Mas analisemos um dos “porquês”. Um deles é que a maioria não tem aptidão alguma para ser Farmacêutico. Fizeram o curso superior de Farmácia por fazer. Ou seja, não eram o que queriam mas apareceu a oportunidade foi la e fez. Não deixa de ser mentira nesse sentido por exemplo aquela frase de calouros na faculdade que dizem: ” Está Fazendo Farmácia porque não conseguiu Passar em Medicina”. Qual resultado disso quando estas pessoas se formam? Frustração. Muitos teriam aptidão para serem Advogados, Médicos, Engenheiros, etc, mas não se planejaram, não traçaram metas, ou mesmo não buscaram aquilo que queriam, ou não descobriram a tempo o que queriam, fizeram simplesmente por fazer Farmácia, por ganhar uma bolsa de estudos, ou por ter prestado vestibular porque a concorrência era menor e ai vai os vários motivos. Para estes o Curso de Farmácia foi a pior escolha de suas vidas.
Aqui vai uma recomendação para os que são Acadêmicos de Farmácia: Se você é um desses que queria fazer Medicina e foi fazer Farmácia pare aonde está e vá tentar fazer medicina. Corra atras do seu sonho. Se a sua vontade era fazer qualquer outro curso menos Farmácia, mas por motivos de desespero, acabou escolhendo Farmácia, pare, e tente fazer outra que goste e te dê realização pessoal. Isso porque vai evitar que você seja um profissional amargurado, por não ter realizado seu sonho. Por não ter objetivado melhor suas metas.
Para estes além de ser o curso de Farmácia a pior escolha de suas vidas, acabam sendo uma pedra de tropeço. Porque? Porque são os que falam em mudanças mas não movem uma “palha” para mudar a situação. Ficam em sua zona de “conforto” reclamando de sua escolha. Tentam fazer com que as pessoas que estão escolhendo serem Farmacêuticos desistam. E destilam negatividade.
Pelo contrário é quando a pessoa faz o que gosta. Teve aptidão para escolher aquela determinada área. Tem orgulho da profissão. Sofrem pelo descaso mas procuram mudar a situação. Procuram lutar pelo melhor de sua Profissão. Tentam resgatar valores. Para estes Farmácia foi a melhor escolha de suas vidas. São profissionais apesar de tudo, realizados.
Então para você que não está feliz sendo Farmacêutico: pule fora enquanto é tempo. Aos que escolheram a profissão, aos que estão se formando, Avante! Temos muito o que fazer. Temos muito o que lutar. A Realização profissional começa quando você faz o que gosta.

Fonte: Jardel Moura em Farmacêutico in Foco

Anúncios