Na atualidade uma das dúvidas mais comuns diz respeito à combinação da pilula com medicamentos antibióticos, isso porque muitas acreditam que a eficácia do método contraceptivo pode acabar sendo comprometida. Conforme mostraremos na sequência, essa é, de fato, uma preocupação pertinente.

Antibióticos diminuem a eficácia dos anticoncepcionais?
Sim, todos os medicamentos antibióticos diminuem a eficácia do anticoncepcional. Isso acontece porque o antibiótico corta boa parte dos hormônios presentes nas pilulas anticoncepcionais. De acordo com especialista, esse efeito colateral do antibiótico sobre as pilulas ocorre principalmente quando o medicamento destrói as bactérias que fazem as reações enzimáticas, que são responsáveis por estimular a liberação e ativação do hormônio estrogênio. Como esse processo é uma das partes responsáveis por impedir que a mulher entre no período de fertilidade, a eficácia acaba comprometida.

Antidepressivos diminuem a eficácia dos anticoncepcionais?
Mulheres que precisam de medicamentos para depressão ou quaisquer outros medicamentos para cuidados psicológicos, e necessitam usar as pilulas anticoncepcionais também devem ficar atentas. Os antidepressivos podem diminuir a eficácia dos anticoncepcionais ou vice-versa, o anticoncepcional também pode alterar a eficácia dos antidepressivos. Para diminuir qualquer risco de uma gravidez não planejada informe ao seu médico na próxima consulta os tipos de medicamentos que você costuma usar. Dessa forma o profissional poderá indicar um medicamento que não altere a eficácia da pilula anticoncepcional. Em todo o caso, o mais indicado é que mesmo com orientação médica, o casal combine a pilula com o uso de preservativos para evitar qualquer risco de gravidez indesejada.

Álcool acaba com o efeito do anticoncepcional?
Embora o tema álcool seja pouco falado, o fato é que o consumo de bebidas alcoólicas podem sim diminuir a eficácia da pilula, devido principalmente aos diversos efeitos colaterais provocados pela bebida. É necessário que as mulheres e os parceiros tenham consciência dos riscos existentes.

Ervas acabam com o efeito do anticoncepcional?
Existem algumas ervas usadas de forma medicinal pelas mulheres que podem afetar a eficácia da pilula, portanto, quando precisar fazer uso de qualquer tipo de medicamento ou álcool procure antes um ginecologista, para que ele possa orientar da melhor maneira a fim de evitar o indesejado.

Fontes Consultadas: 

Click Gratis Saúde

Minuto Farmácia

http://www.tuasaude.com/antibiotico-corta-o-efeito-do-anticoncepcional

http://www.mdconsultas.com/antibioticos-anticoncepcionais

http://globotv.globo.com/rede-globo/bem-estar/v/antibioticos-podem-cortar-efeito-dos-anticoncepcionais/2864468

 

Anúncios