foto 3x4 alex pequena

Licenciado em Ciências Biológicas pelo FEIVAI/FAFIJAN e Bacharel  no Curso Superior de Farmácia na UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, Alex Sandro Alves CRF-PR : 020 667 atua como Responsável Técnico em Drogaria Comercial nos últimos 5 anos.

Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/alex.sandroalves.92

E-mail: farmaceuticort@outlook.com

Especialista em Farmacologia Clínica & Prescrição Farmacêutica pela UNINGÁ.

 

Blog Farmacêutico RT – Olá Alex! Depois de entrevistar tantos colegas agora chegou sua vez de ser entrevistado no blog farmaceutico rt.

 

Blog Farmacêutico RT – Antes de exercer suas atribuições como farmacêutico rt em drogaria comercial, qual foi sua trajetória acadêmica e profissional?

Inicialmente trabalhei na saúde pública na condição de Agente Comunitário de saúde no Município de Jardim Alegre, interior do estado do Paraná. Foi um bom aprendizado na qual além de visitar as famílias e ser elo entre estas e o PSF, promovia constantemente palestras, e durante um ano mantive um espaço chamado: Em Prol da Saúde Comunitária no Jornal Paraná Centro de circulação no interior do estado. Durante este período fiz licenciatura em Ciências Biológicas na qual tive acesso a alguns temas relevantes a saúde. Simultâneamente quando terminei a faculdade e com o término do contrato de trabalho com a equipe de Saúde da Família iniciei o Bacharelado de Farmácia Generalista na Unopar pólo de Arapongas –PR.

 

Blog Farmacêutico RT – Por que decidiu graduar-se em farmácia?

As circunstâncias naturalmente me levaram a profissão: experiências em saúde pública, rápida passagem em drogaria comercial na condição de caixa e balconista, faculdade de Ciências Biológicas e influências de parentes!

 

Blog Farmacêutico RT – Por que decidiu atuar nessa área da farmácia?

Embora as estatísticas assim o digam, pois a maioria dos graduados em farmácia tenha como nicho o primeiro emprego a Responsabilidade Técnica em drogarias e farmácias comerciais, na minha família tenho primos e sobrinhos farmacêuticos assim como irmãos que atuavam em drogarias comerciais, tudo isto influenciou o meu ingresso na faculdade de farmácia e atuar em drogaria comercial.

 

Blog Farmacêutico RT – Quais os desafios da tua profissão?

Pessoalmente, ser reconhecido como profissional da saúde dentro de um ambiente que na atualidade tem forte apelo comercial, onde, Preço e o Produto são mais importantes que a informação e a divulgação dos conhecimentos adquiridos pelo profissional na graduação e após a mesma.

O farmacêutico Rt vende produtos, é um dispensador de um bem de consumo chamado Medicamento, e ao contrário dos outros profissionais da saúde que vendem seu conhecimento técnico e serviços diferenciados adquiridos nos seus respectivos cursos de graduação.

Ainda hoje na atualidade, muitas empresas têm um profissional farmacêutico por força de lei e pelo simples fato de que  um graduado tem formação para assuntos técnicos que um simples balconista não teria e nem gostaria de estar atrelado, pois o foco  destes é vender e não o ato de dedicar-se a controle de estoque de controlados, Antimicrobianos, SNGPC, preenchimento de livro de injetáveis , confecção de POPS, Plano de Gerenciamento de Resíduos da Saúde e demais serviços burocráticos que afastam muitos colegas do balcão. O profissional farmacêutico faz um monte de coisas as vezes simultaneamente e tem que vender atingir metas e cotas, e as vezes acumula cargos, ganhando somente o piso da categoria! ” Farmacêutico. Você é um Herói!”.

 

Blog Farmacêutico RT – Como é a relação com os outros profissionais da saúde?

Minha relação é ética e cordial. Quando existe algum problema informo o profissional da outra área da saúde e recomendo soluções a problemas técnicos na qual como farmacêutico devo observar e agir conforme as diretrizes. Quando o colega de outra profissional age com a mesma ética, cordialidade o problema é resolvido rapidamente e quem ganha é o cliente!

 

Blog Farmacêutico RT – Na sua área de atuação precisa estar sempre se atualizando, como faz para manter-se em dia nos conhecimentos pertinentes ao seu trabalho?

Participo sempre que posso de: palestras, cursos , fóruns, eventos, seminários… O meu Blog e a publicação na Revista O Popular também me ajudam a ficar atualizado assim como manter contato com colegas de várias regiões do Brasil via internet.

 

Blog Farmacêutico RT –O que vem por aí, como vislumbra o futuro da profissão?

Muita coisa vem por aí, e espero um bom desfecho para o panorama da profissão: o substitutivo do deputado Ivan Valente (PSOL/SP), ao PL n. 4385/1994 a ser votado no Congresso Nacional; Prescrição Farmacêutica e a Assistência Integral do farmacêutico transformando as drogarias e farmácias em estabelecimento de saúde.

Vejo com boas perspectivas a Atuação do Farmacêutico nas Clinicas Estéticas, Prescrevendo e atuando como Gestores na Saúde Pública e Gerentes em drogarias comerciais, muitas instituições estão oferecendo especializações em gestão e marketing para preparar os colegas para esta nova demanda… Se a farmácia e drogaria comercial continuar a ser apenas um nicho comercial então porque não aprendermos a arte de administrar, gerenciar e liderar neste ambiente na qual já estamos a décadas inseridos?

Tem também a nível estadual dia 24 de abril: Fórum Estadual de Luta pela Valorização da profissão Farmacêutica  e a Mesa Redonda sobre a Assistência Farmacêutica Integral, ambas em Curitiba. Estarei presente nestes eventos históricos!

 

Blog Farmacêutico RT – Além do seu blog, o Farmacêutico RT você mantém um espaço em uma revista de distribuição local no Vale do Ivaí onde fala de saúde e medicamentos. De quem partiu a idéia? Como são escolhidos os temas de cada edição?

 

Não digo ideia,(pois muitos fazem blogs e tem espaço em revistas, portanto não reinventarei a roda , risos!) mas a iniciativa foi minha!

Bem, no ano de 1995 quando atuava na equipe de saúde coletiva tinha um espaço em um Jornal de distribuição regional, sempre gostei de divulgar conhecimento, o blog e a revista foi um resgate de coisas que já fazia no passado. Estou no melhor dos dois mundos, o físico (revista) e o virtual (blog).

Os temas são selecionados a partir da premissa de necessidade e linguagem acessível a quem acessa e lê os meios de comunicações na qual utilizo. No blog não me limito a quantidade de linhas , já na revista tenho esta limitação então no O Popular os temas são em linguagem simples, acessível e resumida!

 

Blog Farmacêutico RT – Atualmente esta cursando simultaneamente pós-graduações em 2 áreas distintas: Saúde Pública & Farmacologia Clinica e Prescrição Farmacêutica. Qual(is) motivo(s) o levou a inicia-los?

 

Noto que muitos profissionais fizeram carreira apenas com a graduação e se mantiveram no mercado décadas sem a necessidade de se atualizarem. Muitos tiveram sucesso graças ao seu talento nato, intuição e alguns até por sorte…

Os tempos atuais são outros e já não basta ter “intuição” e talento! É preciso estar munido de conhecimentos extras que ajudem o profissional farmacêutico, principalmente o que é Responsável Técnico em drogarias e farmácias comerciais a oferecer algo a mais e da-lo vantagens competitivas de ocupar os melhores postos e oferecer um serviço de melhor qualidade a empresa em que trabalha e igualmente a população.

Creio que os conhecimentos adquiridos nos 2 cursos ajudarão a compreender melhor o contexto da saúde pública, privada e adaptar-me a nova demanda que é a : Prescrição Farmacêutica.

 

Blog Farmacêutico RT – Para finalizar, deixe uma mensagem aos colegas farmacêuticos?

Ser farmacêutico é ser o homem e mulher da farmácia, do laboratório, do sangue, do ensino e da pesquisa.
Ser farmacêutico é preparar soluções, manipular fórmulas, produzir comprimidos, cápsulas, xaropes…
Ser farmacêutico é saber orientar o corpo clínico e os pacientes, sobre dosagens, posologia,
interações e efeitos colaterais.
É fazer parte de uma equipe de outros profissionais da saúde e ter dedicação e sabedoria para cuidar de problemas e doenças que aparecem no
decorrer da História.
Ser farmacêutico é ser agente da saúde, fiscalizando com amor os serviços prestados à saúde.

Ser farmacêutico é fazer misturas agradáveis,
compor ungüentos, acalmando as
dores e curando-as…
Seu trabalho não tem fim…

Ser farmacêutico é abraçar as causas que
preocupam a humanidade e ter uma profunda
e permanente vontade de ser farmacêutico.

E como diz o sábio ditado:
Substâncias nas mãos dos farmacêuticos
transformam-se em medicamentos, em cura, em
saúde, assim como a pedra nas mãos do ourives
se transforma em jóia, em brilho e em luz.

Uma homenagem merecida a todos os
farmacêuticos do Brasil!

 

Anúncios